A insuficiência renal pode ser dividida em aguda ou crônica. No geral, ambas podem acontecer em decorrência de outras doenças, tais como: diabetes, hipertensão e obstruções nos rins.
Os rins desempenham papéis essenciais para o bom funcionamento do corpo humano: eles produzem hormônios que auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, vitamina D, contribuem para o equilíbrio da pressão arterial, são responsáveis por filtrar as impurezas do sangue e eliminar as substâncias tóxicas ao organismo. A insuficiência renal é a condição em que os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas, o que pode trazer sérios problemas de saúde.
Insuficiência renal aguda
É a perda súbita da capacidade dos rins realizarem suas funções. É uma condição reversível e temporária que pode ocorrer em pacientes gravemente doentes, que já estão no hospital com alguma outra condição.
Os principais sintomas são:
- diminuição na produção de urina;
- inchaço no corpo devido à retenção de líquidos;
- náusea e vômitos;
- dor ou pressão no peito;
- cansaço;
- falta de fome.
Insuficiência renal crônica
É a perda da função renal ocorre de maneira lenta, progressiva e irreversível. Quando a função renal está comprometida em mais de 85%, ocorre o aumento de toxinas e água no organismo, sendo necessário um tratamento para substituir a função renal.
A insuficiência renal crônica é uma condição silenciosa, que geralmente não apresenta sintomas. Por isso, muitas vezes só é descoberta quando o seu estágio se encontra avançado. No entanto, em alguns casos, certos sintomas podem ser percebidos:
- falta de energia;
- apetite reduzido;
- dificuldade em se concentrar;
- dificuldade para dormir;
- urinar com frequência.
O que causa a insuficiência renal?
As condições mais comuns que podem levar uma pessoa a desenvolver insuficiência renal crônica são diabetes e hipertensão. Além disso, histórico familiar de problemas renais e pessoas com mais de 60 anos também têm mais chances de desenvolver a doença.
No entanto, algumas situações podem prejudicar o funcionamento dos rins e levar à insuficiência renal:
- diminuição da quantidade de sangue no rim devido à desidratação;
- uso excessivo de medicamentos sem prescrição médica;
- lesão nos rins;
- interrupção da passagem de urina;
- sepse;
- doença policística renal.
Saiba quando procurar um médico Nefrologista
NefroClass – Referência no tratamento renal
A NefroClass é uma cliníca premium de nefrologia e hemodiálise em Campinas e Paulínia, que nasceu com a proposta de oferecer meios para que o paciente renal tenha um tratamento de excelência, alta qualidade e efetividade, com impacto real no seu bem-estar e qualidade de vida.
Com acompanhamento próximo e humanizado, disponibilizamos o que há de mais moderno em tecnologia e estrutura para o tratamento da insuficiência renal crônica. Além de máquinas preparadas para hemodiafiltração – HDF, os pacientes contam com apoio integral de uma equipe multiprofissional composta por médicos nefrologistas e infectologistas, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e enfermeiros.